Piloto de Helicóptero

O Helicóptero é uma aeronave difícil de pilotar, sendo que qualquer comando aplicado pode acabar interferindo em sua estabilidade e aerodinâmica. Por isso, o Piloto de Helicóptero deve estar sempre concentrado enquanto voa. Para se tornar um Piloto de Helicóptero, o profissional deve possuir todos os conhecimentos necessários para pilotar com segurança, além de se tornar um profissional especial por sua capacidade de concentração e de coordenação motora.

Como o Helicóptero voa quase sempre a baixa altura e em lugares com obstáculos, obriga o piloto a sempre se preocupar com o caminho que deve seguir.

O Piloto deve ter conhecimento técnico na manipulação e observação de parâmetros, tais quais, velocidade, altitude, pressão, temperatura, marcha, rotação por minuto do motor, consumo de combustível, entre outros pontos. Atualmente o Brasil, por ter a quarta maior frota de helicópteros do mundo, possui diversas oportunidades para as pessoas interessadas em ingressar na carreira de piloto e se tornar um profissional devidamente habilitado.

Para se ter uma ideia das oportunidades do mercado, devido ao grande número de congestionamento das grandes cidades, muitos empresários e profissionais preferem ir de um ponto a outro de helicóptero. O trânsito aéreo de Helicópteros é tamanho que  recentemente a Câmara aprovou um projeto de lei que permite pousos e decolagens de helicópteros somente das 7h às 20h, na cidade de São Paulo. Pois atualmente, a cidade registra mais de 200 dessas operações diárias. Existem 325 helicópteros registrados em São Paulo, e possui 215 helipontos autorizados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas somente 85 têm licença da prefeitura.

Para os Pilotos de Helicóptero, uma vantagem de se pilotar helicóptero e não avião, começa pela habilidade de pairar no ar sobre um ponto qualquer no solo, além de voar para trás e de lado facilmente.

 

Fonte: Info Escola