Prefixo das Aeronaves no Brasil

Os prefixos aeronáuticos são como as placas de identificação de carros, caminhões e motos, no caso das aeronaves, valem no mundo todo. A forma mais comum de prefixo é a iniciada pela nacionalidade, composta por letras e números. Esse controle é feito pela ICAO (sigla em inglês para Organização da Aviação Internacional, que fica no Canadá), sendo assim, uma espécie de “DETRAN” da aviação.

De acordo com a ICAO, a identificação da Aeronave de asa fixa deve aparecer em cima e em baixo das asas e nas laterais da fuselagem. Todavia os helicópteros levam a marca na carenagem do eixo de rotor de cauda ou na seção dianteira, geralmente próxima ao motor ou na tampa do bagageiro.

Os prefixos que identificam aeronaves privadas e comerciais do Brasil são “PT”, “PR”, “PP”, “PS” e “PU”. As matrículas são formadas apenas por letras, para cada tipo de atividade ou serviço que uma aeronave exerce no Brasil são utilizados prefixos, veja:

– Serviço Aéreo Especializado (SAE);

– Serviço de Transporte Aéreo Público Regular Doméstico ou Internacional (TPR);

– Serviço de Transporte Aéreo Público Não-Regular, Doméstico ou Internacional (TPN);

– Serviço de Transporte Público Não-Regular – Táxi Aéreo (TPX);

– Serviços Aéreos Privados (TPP);

– Instrução (PRI);

– Experimental (PET).

As forças armadas têm sua própria maneira de identificar suas aeronaves. No Brasil, os aviões e helicópteros da Força Aérea utilizam o prefixo FAB, as aeronaves da Marinha apresentam o prefixo N e o Exército à sigla EB.