Helicóptero está entre os veículos mais seguros do mundo

O helicóptero está entre os meios de transporte mais seguros do mundo. Entre os veículos aéreos é o segundo, atrás apenas do avião. Em termos gerais, rivaliza também em qualidade e segurança com os elevadores, e seu monótono sobe e desce, e com o metrô, que cá entre nós, não é dos mais divertidos.

Fruto de uma necessidade militar, esse tipo de transporte aéreo surgiu na primeira metade do século 20 e já foi lançado com tecnologia muito segura, afinal, nas guerras, era preciso voar baixo, superar a artilharia inimiga e todas as intempéries e obstáculos que surgissem. A invenção foi sendo aperfeiçoada de maneira extraordinária ao longo das décadas seguintes.

Nos anos 80, ao se transformar em um veículo também comercial, a robusteza e segurança dos helicópteros ganharam a companhia do conforto e da praticidade. Hoje, é parte da paisagem das maiores cidades do mundo. São Paulo, por exemplo, tem a maior frota do planeta, com suas mais de 400 unidades, chegando e partindo dos seus numerosos heliportos e helipontos.

O serviço de táxi aéreo tem sido ótima alternativa para as metrópoles que sofrem com o engarrafamento dos seus veículos terrestres, casos de inúmeras cidades no Brasil e no mundo, como Nova Iorque, Tóquio, Xangai, Londres, Berlim, entre outras. Estas cidades precisam de movimento e não podem aprisionar seus executivos e empresários dentro de um veículo parado em uma avenida lotada de carros.

A segurança e o conforto, junto com o requinte, deram aos helicópteros funções que vão além do uso militar ou corporativo. Hoje, inúmeros eventos contam com esses veículos para levar convidados especiais ou mesmo noivas e debutantes que queiram surpreender no decorrer de suas próprias festas. Além do mais, os passeios de helicóptero possibilitam desfrutar da paisagem de uma perspectiva extraordinária e singular.